Respostas
01. alternativa II
02.
a) Nos permite estudar os países em conjunto; nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; facilita a administração das políticas públicas.
b) Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH (condição socioeconômica), a religião, os idiomas, a distribuição e localização das terras emersas, etc.
03. A região é uma construção humana, portanto, é permeada de valores humanos, opiniões e pontos de vistas; os limites não são estáticos, ou seja, os limites que separam uma região podem mudar com o passar do tempo, de acordo com as necessidades ou pontos de vista humanos. A região não é homogênea, ela apresenta diferenças internas, e relação com outros lugares e não podemos generalizar, para que não se faça exageros.
04. Alternativa a
05. Respostas: 1 – Centro-Oeste, 2 – Nordeste, 3 – Norte, 4 – Sudeste, 5 – Sul
06. Alternativa d
07.
a) A divisão regional do Brasil foi feita em 1940 a partir da geografia física, como se fazia na época, tentando definir cada grande região brasileira a partir dos fatos físicos, destacando entre eles as principais características.
b) O IBGE elabora a divisão regional do Brasil visando organizar o conhecimento sobre o país, promover programas, políticas e estabelecer um quadro nacional oficial para as informações estatísticas.
c) Ele foi desmembrado do estado de Goiás, ele pertence a região Norte por apresentar características físicas, humanas e econômicas que se assemelham aos estados dessa região, um exemplo floresta Amazônica - vegetação predominante no estado do Tocantins
08. Regionalização é o processo onde ocorre a divisão de um determinado território em partes de acordo com suas caraterísticas, com o objetivo de compreensão e administração deste segundo as suas particularidades ou diferenças.
09.
a) Norte rico e desenvolvido. Sul pobre e subdesenvolvido.
b) Ao observarmos a charge, vemos que no hemisfério norte temos objetos que estão relacionados a ciência e a tecnologia. Ao passo que no hemisfério sul temos objetos relacionados a produtos de gênero primário, como na agricultura e mineração. Assim podemos afirmar que os critérios estão baseados em uma visão socioeconômica da sociedade.
Veja agora a explicação das atividades com o Professor Wesley Pereira.
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