Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


25 de maio de 2020

(Aula 010/ 25/05) 7º ano /Divisão regional do Brasil: Regionalização do Brasil Divisão regional do IBGE Correção das atividades e Explicação.

Correção das atividades da aula 009 18/05.


Respostas

01. alternativa II

02.
a) Nos permite estudar os países em conjunto; nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; facilita a administração das políticas públicas.

b) Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH (condição socioeconômica), a religião, os idiomas, a distribuição e localização das terras emersas, etc.

03. A região é uma construção humana, portanto, é permeada de valores humanos, opiniões e pontos de vistas; os limites não são estáticos, ou seja, os limites que separam uma região podem mudar com o passar do tempo, de acordo com as necessidades ou pontos de vista humanos. A região não é homogênea, ela apresenta diferenças internas, e relação com outros lugares e não podemos generalizar, para que não se faça exageros.

04. Alternativa a

05. Respostas: 1 – Centro-Oeste, 2 – Nordeste, 3 – Norte, 4 – Sudeste, 5 – Sul

06. Alternativa d

07.
a) A divisão regional do Brasil foi feita em 1940 a partir da geografia física, como se fazia na época, tentando definir cada grande região brasileira a partir dos fatos físicos, destacando entre eles as principais características. 

b) O IBGE elabora a divisão regional do Brasil visando organizar o conhecimento sobre o país, promover programas, políticas e estabelecer um quadro nacional oficial para as informações estatísticas.

c) Ele foi desmembrado do estado de Goiás, ele pertence a região Norte por apresentar características físicas, humanas e econômicas que se assemelham aos estados dessa região, um exemplo floresta Amazônica - vegetação predominante no estado do Tocantins

08. Regionalização é o processo onde ocorre a divisão de um determinado território em partes de acordo com suas caraterísticas, com o objetivo de compreensão e administração deste segundo as suas particularidades ou diferenças.

09.
a) Norte rico e desenvolvido. Sul pobre e subdesenvolvido.

b) Ao observarmos a charge, vemos que no hemisfério norte temos objetos que estão relacionados a ciência e a tecnologia. Ao passo que no hemisfério sul temos objetos relacionados a produtos de gênero primário, como na agricultura e mineração. Assim podemos afirmar que os critérios estão baseados em uma visão socioeconômica da sociedade.

Veja agora a explicação das atividades com o Professor Wesley Pereira.



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