Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


10 de agosto de 2020

(Aula 016/ 10/08) 6º ano /PERÍODO DE REVISÃO – 2ª semana Bacias Hidrográficas

Correção atividades aula 015


1. O ciclo hidrológico é a circulação da água que ocorre entre a litosfera e a atmosfera e que está relacionada à distribuição de energia emitida pelo sol sobre a superfície da Terra.
São quatro etapas: a evaporação da água dos oceanos, mares, lagos, rios e a transpiração da vegetação que colocam o vapor de água em suspensão no ar; a condensação do vapor de água em suspensão na atmosfera, que se transforma em água líquida em virtude das baixas temperaturas ou do encontro de uma massa de ar frio que dá origens a nuvens; precipitação, na qual a água condensada no ar volta à superfície terrestre sob a forma de chuva, granizo ou neve em virtude da saturação; infiltração ou escoamento, que correspondem, respectivamente, à infiltração da água no solo e nas rochas e á movimentação da água sobre a superfície.

2. A vegetação contribui para a fixação do solo. Mas, dependendo da intensidade da chuva, dos tipos de solo e rocha, mesmo com a cobertura vegetal, podem ocorrer deslizamentos.

3. a) A: curso superior (em grande altitude). B: médio (em declive). C: inferior (em baixa altitude).
b) Foz em estuário, pois tem um único grande canal, longo, que não favorece a acumulação de sedimentos, permitindo que as águas do mar avancem por ela.



2ª semana /PERÍODO DE REVISÃO 

As Bacias Hidrográficas, os rios e seus usos


Estes têm papel fundamental para a sociedade humana. Além de proporcionar abastecimento de água,tanto de grandes cidades como de pequenas comunidades, eles também podem ser utilizados para navegação e para a produção de energia. Cuidar para que os rios mantenham as águas limpas é uma questão de sobrevivência para todos nós.

Veja o vídeo :





1. Leia o trecho da canção abaixo, de Guilherme Arantes:

PLANETA ÁGUA
Água que nasce na fonte serena do mundo (...)
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes, pro fundo da terra
Terra planeta água... Terra planeta água
O trecho acima aponta a Terra como Planeta Água, já que 73% da sua superfície são cobertos por água, nos estadossólido e líquido. 

Leia as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:

a) (   ) Das águas existentes no planeta, a sua grande maioria, estão indisponíveis para o abastecimento humano deimediato, por se tratar de águas de mares e oceanos, e águas imobilizada nas calotas polares.

b) (     ) O trecho da canção mostra a etapa do ciclo da água, cujo processo corresponde ao da infiltração, que vaiformar os lençóis de águas subterrâneas.

c) (     ) A irrigação agrícola é a maior usuária de águas doces do planeta, sendo seguida pela indústria e peloabastecimento humano.

d) (       ) O Brasil tem um suprimento de água renováveis per capita em milhões de metros cúbicos correspondente aalgo de 5 a 9, sendo assim, um país com uma pequena reserva de água.
02. Leia o texto e responda:
A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
No sertão nordestino predomina o clima semiárido, caracterizado principalmente pela irregularidade do regime das chuvas, o que pode provocar, em determinados lugares, períodos de sete a nove meses de seca.
Para reduzir as consequências desses longos períodos de estiagem, quando os rios temporários da região secam, o governo federal iniciou as obras de transposição das águas do rio São Francisco, como a construção de vários canais que levam as águas do rio em direção ao norte (Ceará e Rio Grande do Norte) e ao leste (Pernambuco e Paraíba).
A obra gerou grande polêmica entre os que defendem e os que criticam a transposição.
Os defensores alegam que o São Francisco abastecerá açudes, ampliando as atividades agrícolas e, consequentemente, o número de empregos e a renda da população. Outro benefício é o fornecimento de água a várias cidades da região.
Os críticos desse projeto destacam o elevado custo da obra, o reduzido número de pessoas beneficiadas e os impactos ambientais na fauna e na flora da região, além de considerar inadequado o desvio das águas do São Francisco, que, por não ser um rio caudaloso, poderá prejudicar o funcionamento de hidrelétricas situadas a jusante das obras.

*Açude = construção destinada a represar águas.


a) O que levou o governo federal a iniciativa da obra de transposição do rio São Francisco?

b) Em que consiste essa transposição?

c) Quais os benefícios dessa obra?

d) Quais os aspectos negativos dessa obra evidenciados pelos críticos ao projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)



Galeria escola.


Vídeo Covid 19