Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


31 de agosto de 2020

(Aula 019/ 31/08) 6º ano / PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL1ª QUINZENA – 3º CORTE

Correção da Atividade Avaliativa do Portfólio! Aula 018

1. Os solos originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo. Em razão disso, suas características e composições estão diretamente vinculadas às rochas que lhe deram origem, associadas também às heranças e marcas causadas pelo tempo.


2. O solo é a camada superficial da Terra. De maneira geral, ele é conhecido como sendo “a terra”, aquilo em que pisamos; mas sob o ponto de vista da Geografia, é o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, sendo, portanto, uma importante fonte de vida. Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre.

3. Arenoso: Os solos do tipo arenoso são aqueles que mais sofreram com as ações do intemperismo. Eles possuem uma grande quantidade de minerais primários e oferecem grandes dificuldades para a permanência de plantas e micro-organismos em função da sua elevada porosidade e permeabilidade, que impedem o acúmulo de água e nutrientes.
Orgânico ou Organossolos: Ao contrário dos solos arenosos, os orgânicos são extremamente férteis em razão da elevada quantidade de nutrientes neles existente, o que ocorre graças à decomposição de plantas, corpos de animais e micro-organismos.

4. Pessoal

 PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL


Veja o vídeo:






Clique aqui e baixe para imprimir: 
 Imprimir



PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL

Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão.
Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem. Os elementos naturais e os elementos culturais formam-nas e permitem-nos diferenciá-las. As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação. Movimento, cores, cheiros e sons fazem parte de uma paisagem.
Muitos, ao serem questionados sobre o que é uma paisagem, acabam respondendo que é tudo aquilo que é belo, portanto, tudo aquilo que está relacionado com a estética. Contudo, na verdade paisagem é tudo aquilo que podemos perceber segundo nossos sentidos, independente da interpretação visual que fazemos.

O que é paisagem natural?
Paisagem natural é o ambiente que apresenta apenas elementos da natureza, ou seja, nesse tipo de área não há intervenção humana.
Suas características naturais são, portanto, preservadas, não sofrem nenhum tipo de modificação que não seja de ordem natural. Na Terra há muitos locais que apresentam paisagens naturais.
Os lugares mais remotos, com condições adversas à vida humana, são paisagens naturais. Florestas densas e áreas de preservação também correspondem a paisagens desse tipo.
Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Essas se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.
É importante dizer que podemos encontrar paisagens naturais em meio a paisagens culturais. Áreas de preservação ambiental ou parques, como o famoso Central Park em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são exemplos disso.

O que é paisagem cultural?
Paisagem cultural é o ambiente que apresenta elementos naturais e elementos culturais, ou seja, é o ambiente que já sofreu intervenção humana. Sabemos que o ser humano, desde os primórdios de sua existência, estabelece relações com o meio em que vive usando os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência e adapta-o segundo as suas necessidades.
A introdução de elementos culturais dá-se segundo a construção do espaço geográfico, expressando então a cultura de determinadas sociedades. As paisagens culturais apresentam maiores mudanças, pois estão em constante alteração. A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.


Diferente das paisagens naturais que sofrem modificações ao longo do tempo e de forma mais lenta, as paisagens culturais modificam-se com bastante rapidez e, muitas vezes, drasticamente, alterando-se completamente.

Agora é com você!!!


1. Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
   Coluna 01
(1) Paisagem Natural
(2) Paisagem Cultural

Coluna 02
  (  ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
  (  ) Reserva ambiental em área rural
  (  ) Hotel fazenda reservado para o turismo
  (  ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
  (  ) A rua de uma cidade industrializada
  (  ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais

2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia
são chamados de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.


a) (  ) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) (  ) rodovia, edifícios e represa
c) (  ) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) (  ) hidrelétrica, cidade e lago




3. Se fecharmos os olhos e pensarmos na paisagem de uma chácara ou fazenda, quais sons, cheiros e demais sensações são trazidos por nossa memória? É diferente dos sons e cheiros da cidade? Por quê?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)



Galeria escola.


Vídeo Covid 19