Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


31 de agosto de 2020

(Aula 019/ 31/08) 8º ano História /: Brasil: Primeiro Reinado/1ª QUINZENA – 3º CORTE

Correção da Atividade Avaliativa do Portfólio! Aula 018


1.   Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Os portugueses fizeram pressão para que o imperador voltasse para casa. Por esse motivo, D. João VI transformou o Brasil em um Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser um Brasil Colônia, posição que desacordava com os interesses de Portugal. 

2.    Espera-se que os estudantes respondam que: Diante das tensões entre a corte portuguesa e a colônia do Brasil, Dom Pedro I sofre pressões políticas de ambos os lados e declara no dia 09 de janeiro de 1822 que ficaria no Brasil. 


3. Letra A (A insatisfação com a permanência de D. João VI no Brasil, fizeram com que os portugueses liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820.)


4. Letra A - Dom Marcos de Noronha (conde dos Arcos). “o primeiro governante enviado à nova capitania foi Dom Marcos de Noronha (Conde dos Arcos). (Texto)”

5.Letra B - Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna, com a grande quantidade de ouro que foi extraído das minas, o Arraial, por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás.


Clique aqui e baixe para imprimir: 

 Imprimir


Brasil: Primeiro Reinado

Veja o Vídeo:




BRASIL: PRIMEIRO REINADO

O Primeiro Reinado corresponde ao período de 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831, em que o Brasil foi governado por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Esta época tem início com a declaração da Independência do Brasil e termina com a abdicação de Dom Pedro I a favor do seu filho e herdeiro. O Primeiro Reinado é marcado por disputas entre a elite agrária e o imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina.

Principais acontecimentos:

A primeira constituição do Brasil foi elaborada em 1823, mas como ela limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824. Nesta, o centralizador e autoritário imperador detinha os poderes legislativo, executivo e judiciário nas suas mãos. Em 1824, declara guerra ao governo a Confederação do Equador, movimento formado por algumas províncias do Nordeste, que estavam descontentes com a instabilidade política do país. O objetivo era alcançar a autonomia, se separando do Brasil, mas as províncias fracassaram nessa tentativa.
A Guerra da Cisplatina, em 1825, é outro acontecimento que marcou esse período e consolidou o desagrado ao imperador. Nesta guerra, o Uruguai se torna independente do Brasil. Para além de ter sido vencido, aumenta a precariedade de grande parte da população brasileira decorrente da perda do território, dos gastos financeiros com o conflito, bem como do elevado número de mortos.

Economia do Primeiro Reinado: crise:

O Brasil comercializava produtos cujo preço e exportação estavam a cair, tais como algodão, açúcar e tabaco. A comercialização do café, por usa vez, começava a se expandir. Contudo, o desenvolvimento do “ouro preto” como era chamado, não foi suficiente para evitar a crise econômica dessa época. Os gastos com os conflitos, especialmente com a Guerra da Cisplatina, são tão elevados que, em conjunto com outros fatores, tal como a dificuldade em cobrar os impostos, propiciam a crise financeira.

Fim do Primeiro Reinado: Abdicação de D. Pedro I: 

Todos os acontecimentos do período consolidaram o descontentamento da população com o governo do imperador. Para além dos acima citados, o receio de que o assassinato de um jornalista Líbero Badaró, crítico do governo, teria sido ordenado pelo império, trouxe ainda mais revolta ao povo. O episódio conhecido como a Noite das Garrafadas, demonstra claramente o desafeto a D. Pedro I, que nessa ocasião teve garrafas e cacos de vidro lançada o sobre si, num ato de protesto.
Vencido pelos protestos em consequência da sua perda de popularidade, D. Pedro I abdica do trono em favor do seu herdeiro – D. Pedro II, que na altura não podia governar pois se tratava de uma criança com apenas 5 anos de idade. A solução era formar uma Regência até que D. Pedro II atingisse a maioridade.
O período que intermeia o Primeiro e o Segundo Reinado – governo de D. Pedro II, é chamado Período Regencial.        

Agora é com Você:


1.      Com base na leitura do texto, defina com suas palavras o que foi o primeiro Reinado?

2. A primeira constituição do Brasil foi elaborada em 1823, mas como ela limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824. Quais as principais alterações feitas na nova constituição:

a) (   ) O centralizador e autoritário imperador absteve  os poderes legislativo, executivo e judiciário de suas mãos.

b) (   ) O imperador decidia entregar os plenos poderes do governo a coroa portuguesa.

c) (   ) O centralizador e autoritário imperador detinha os poderes legislativo, executivo e judiciário nas suas mãos.

d) (   ) O Imperador passava o comando do Brasil a coroa espanhola.

3. Em 1825, acontece a Guerra da Cisplatina que marcou o primeiro reinado e consolidou o desagrado ao imperador. Liste as principais consequências decorrentes dessa guerra:




                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)



Galeria escola.


Vídeo Covid 19