Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


10 de agosto de 2020

(Aula 016/ 10/08) 9º ano / PERÍODO DE REVISÃO – 2ª semana CORPORAÇÕES INTERNACIONAIS

Correção das atividades da aula 015.


1. Se o século XX deu origem à era da guerra total, como afirmou o historiador inglês Eric Hobsbawm, o século XXI inaugura a era da insegurança e da eminência mundial de uma nova onda de guerras. Esse receio diante da possibilidade de novos conflitos tem início com a simbólica data de 11 de Setembro de 2001, com o atentado terrorista de Osama Bin laden às torres gêmeas do World Trade Center. Dessa forma, o primeiro ano do terceiro milênio começou com uma grande catástrofe, em que o medo trouxe instabilidade na defesa da paz mundial. Após este fato, observa-se constantes conflitos no mundo árabe e tensões entre as potências que se aliam a estes países, sendo estes principalmente Estados Unidos (junto a Otan), Rússia e China. O levante de grupos radicais de fundamento ideológico passa a ser outro fenômeno cada vez mais presente no mundo contemporâneo.

2. Os fatores que levaram ao fim da URSS são: Incapacidade de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas também de qualidade para a população em geral. Além disso, podemos citar reformas que foram completamente mal conduzidas e levaram à redução da qualidade de vida da população soviética.

3. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.

Veja o vídeo:







Agora é com você!!!



1. É uma instituição internacional voltada para garantir o controle da produção e das políticas petrolíferas entre os seus países-membros, sendo um dos principais atores na grande crise do Petróleo ocorrida na década de 1970.
O texto acima faz referência a uma importante organização, que é a:

a) (   ) ONU
b) (   ) OMC
c) (   ) OPEP
d) (   ) OEA

2. Entre os nomes abaixo, assinale a alternativa que não indica um bloco econômico:

a) (   ) União Europeia
b) (   ) Organização dos Estados Americanos
c) (   ) Mercado Comum do Sul
d) (   ) Comunidade dos Estados Independentes

3. Leia a notícia e responda às questões a seguir.


a) O que significa a sigla ONG? Como essas organizações podem ser definidas?


b) Qual a atuação da ONG mostrada na notícia?

c) Dê exemplos de atuação de outras ONGs, explicando a importância desse tipo de organização.

d) Ainda sobre as ONGs, em geral, como elas obtêm recursos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)



Galeria escola.


Vídeo Covid 19