Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


28 de agosto de 2020

(Aula 018/ 28/08) 7º ano / PERÍODO DE REVISÃO – 4ª semana/ Regiões geoeconômicas do Brasil

Correção das atividades aula 017.



1. Regere, que significa reger. Nos traz a ideia de administrar, gerir. Regio, que significa aquilo que pertence ao rei ou está associado a ele. Regionis, que significa caminho reto ou direto.

2. Basicamente, a regionalização diz respeito a identificação das áreas de um território a partir de sua localização e demais características.

3. O conceito de região é um instrumento teórico que serve a interpretação das informações contidas em uma determinada área. Deste modo, se torna um instrumento fundamental na administração pública e privada dos espaços.

4. Sim, pode. Como ocorre em vários lugares no mundo e no Brasil, em especial na região nordeste, as pessoas de lá sofrem preconceito porque no imaginário das pessoas (de outras regiões) a região à qual estas pessoas pertencem sofre sempre de escassez econômica e cultural. Pegando uma fração daquela realidade e tornando-a uma regra.


Veja o Vídeo  com as orientações para o Portfólio
    







Veja o Vídeo:




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Atividade Avaliativa para Portfólio!


7º ANO (A,B,C)
GEOGRAFIA
Portfólio 1ª SEMANA/ 28/08
Unidade Escolar: Colégio Estadual Americano do Brasil
Professor: Wesley Pereira
Aluno:


Para fazer esta atividade veja as  aulas (Aula 012/ 08/06) e (Aula 011/ 01/06)




1. Qual o nome das cinco regiões do Brasil?

2. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na região norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.

a) (   ) São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo
b) (   ) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas


c) (  ) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte
d) ( ) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima



3. Observe a imagem a seguir.

Responda:

a) Qual é a divisão regional desenvolvida no mapa?

b) Dê os nomes das regiões correspondentes aos números.

c) Quais são os critérios utilizados para o desenvolvimento desta compreensão de divisão regional?


4. Faça o mapa do Brasil com a regionalização atual. Lembre-se de colocar titulo legenda, fonte, orientação e escala!

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