1. Estado - O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Nação - A nação tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por isso, pode ser entendida como um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.
Território - Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
Governo - O governo é a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação. Um governo pode ser formado por dirigentes executivos do Estado ou ministros. Existe várias formas de governo.
País - é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
2. Resposta pessoal – Estado, país e nação são conceitos que abrangem aspectos diferentes e que nem sempre coincidem na realidade.
Veja o Vídeo com as orientações para o Portfólio.
Povo - “Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.”
Cultura - Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
2. Resposta pessoal – Estado, país e nação são conceitos que abrangem aspectos diferentes e que nem sempre coincidem na realidade.
Veja o Vídeo com as orientações para o Portfólio.
8º ANO (A)
| |
HISTÓRIA
| |
Portfólio 1ª SEMANA/ 28/08
| |
Unidade Escolar: Colégio Estadual Americano do Brasil
| |
Professor: Wesley Pereira
| |
Aluno:
|
Para fazer esta atividade veja a aula (Aula 014/ 22/06)
www.encurtador.com.br/drwTZ
ATIVIDADES:
1) A Proclamação da Independência do Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, por meio do príncipe regente Dom Pedro I, filho de Dom João VI (1767 – 1826). Muitas foram as causas que antecederam a declaração e a efetivação da Independência do Brasil.
Liste as principais causas que conduziram esse processo.
2) O dia do Fico refere-se, na história do Brasil, ao dia 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.
Descreva com suas palavras o que significa este dia e qual foi sua importância:
3) A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto, e teve repercussões tanto na História de Portugal, quanto, na História do Brasil. Sobre a Revolução Liberal marque a alternativa correta:
a) ( ) A insatisfação com a permanência de D. João VI no Brasil, fizeram com que os portugueses liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820.
b) ( ) A satisfação com a permanência de D. Pedro I no Brasil, fizeram com que os Espanhóis liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1888.
c) ( ) A satisfação com a permanência de D. João VI no Brasil, fizeram com que os índios liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820.
d) ( ) A insatisfação com a permanência de D. Pedro II no Brasil, fizeram com que os ingleses liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1920.
4) Até o ano de 1749, Goiás não existia, o território pertencia à capitania de São Paulo, somente a partir dessa data que surgiu a capitania de Goiás. Os principais povoados e arraiais surgiram no momento da mineração, no século XVII, constituíam-se de núcleos urbanos instáveis e irregulares, o primeiro governante enviado à nova capitania foi:
a) ( ) Dom Marcos de Noronha (Conde dos Arcos)
b) ( ) Bartolomeu Bueno da Silva ( Anhanguera)
c) ( ) Mauro Borges
d) ( ) Pedro Ludovico
5) Com a morte de Bartolomeu Bueno, seu filho Bartolomeu Bueno da Silva tentou refazer a expedição de seu pai cerca de 40 anos depois, em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, conseguiu encontrar e explorar ouro nas margens do Rio Vermelho em 1725. Ali fundou o primeiro povoado na capitania de Goyaz, que por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de vila. Assinale qual foi o primeiro povoado fundado por Anhanguera:
a) ( ) Primeiramente fundou o povoado de Santa Barbara que tornou-se Santa Barbara de Goiás.
b) ( ) Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás.
c) ( ) Primeiramente fundou o povoado de Xixá que tornou se Itapuranga-Goiás.
d) ( ) Primeiramente fundou o povoado de Buenolandia que tornou-se Vila Anhanguera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)