Atenção

AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA TODA SEGUNDA-FEIRA ÀS 7h DA MANHÃ.


5 de outubro de 2020

(Aula 023/ 05/10) 8º ano / 2ª Semana do Portfólio História.

 Correção das Atividades! Aula 022.

1)      Perceber que os Kilombos são legados da escravidão na América e poder identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas. 

2)     Só na Bahia foram mais de 30 revoltas até 1835, sendo a mais conhecida a Revolta dos Malês. Em Minas Gerais também ficou conhecida a rebelião de Carrancas, ocorrida em 1833, no contexto da instabilidade política do Período Regencial. Em 1838, houve, no Rio de Janeiro, a revolta de Manoel Congo, ocorrida no município de Vassouras. Mas em seu lugar as fugas, a formação de quilombos e a resistência cotidiana no trabalho contribuíram para pressionar o Estado a colocar fim à escravidão

 

3)      LETRA C – (O USO DE SAPATOS É UM IMPORTANTE ELEMENTO DE DIFERENCIAÇÃO SOCIAL ENTRE NEGROS LIBERTOS OU EM MELHORES CONDIÇÕES NA ORDEM ESCRAVOCRATA.) Na sociedade escravista colonial brasileira a indumentária era utilizada frequentemente como marca de distinção social. Assim que alforriados, os negros libertos procuravam comprar sapatos para se diferenciar dos escravos que eram proibidos de usá-los.

2ª Semana do Portfólio História


1. Em 1831, quando o imperador D. Pedro I estava na iminência da abdicação, houve um acontecimento na cidade do Rio de Janeiro que envolveu portugueses (residentes na cidade), apoiadores do imperador, e brasileiros, contrários. Esse episódio ficou marcado pela quebra de garrafas e de luminárias. Que nome foi dado a tal fato?


a) (  ) Guerra dos vitrais

b) (  ) Embates políticos na Corte

c) (  ) Noite do Quebra-quebra

d) (  ) Noite das Garrafadas

 

2. Explique o que foi o primeiro Reinado?



3. Um divisor de águas na história do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, que ocorreu de dezembro de 1864 a março de 1870. Na Guerra do Paraguai (1865 – 1870), o Brasil teve como aliados:

a) (   ) Bolívia e Peru

b) (   ) Uruguai e Argentina

c) (   ) Chile e Uruguai

d) (   ) Bolívia e Argentina

 

4. O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Dom Pedro II, após a abdicação de seu pai, em 1831, passou a ser Príncipe Regente do Brasil. Essa fase durou até o ano de 1840, quando foi formalizada a sua situação como imperador, quando ele tinha apenas 14 anos de idade. Essa formalização ficou conhecida como:


a) (  ) Regência Una.

b) (  ) Regência Trina

c) (  ) 0 Nepotismo

d) (  ) Golpe da Maioridade

 

5. A economia cafeeira foi o principal esteio econômico do Segundo Reinado, sendo desenvolvido seu cultivo em grande escala primeiramente:

a) (   ) no Oeste Carioca

b) (   ) no Sul da Bahia

c) (   ) no Norte paranaense

d) (   ) no Vale do Paraíba Fluminense e Paulista


6.  A Abolição da escravidão foi fruto apenas das pressões internacionais, como da Inglaterra, e do movimento abolicionista a partir da década de 1870, composto em sua maioria por pessoas brancas e livres, ou seria a abolição decorrente da luta dos próprios africanos e seus descendentes contra a escravidão?



7.  Explique o que é democracia racial?


 

8. Leia o trecho a seguir:

 

     Kalunga é o nome de um quilombo no Estado de Goiás. Em 1993, de 2 mil a 4 mil negros viviam em 41 comunidades espalhadas por 2,02 mil quilômetros quadrados em uma região montanhosa próxima à vila de Cavalcante. Esse talvez seja o mais antigo quilombo habitado permanentemente do Brasil. Diferentemente do famoso quilombo dos Palmares, nunca foi destruído. Referências incompletas, em fontes estrangeiras, sugerem que ele data pelo menos desde o início do século XIX. Os africanos talvez tenham vivido lá antes da expulsão dos jesuítas em 1759, porque dois jesuítas que trabalharam no norte de Goiás foram acusados de terem se relacionado com os quilombolas. Não se sabe como ou por que os quilombolas escolheram nomear um vale de montanhas e seu quilombo de Kalunga. O que o nome Kalunga indica, entretanto, é que os centro-africanos habitavam um lugar tão remoto quanto a capitania de Goiás.

(Mary C. Karasch, Centro-africanos no Brasil Central, de 1780 a 1835.In: Linda M. Heywood (Org.), Diáspora negra no Brasil)

O trecho do texto relata que:

a)    (    ) Os negros que habitavam o Quilombo dos Kalunga formavam uma única comunidade.

b)   (   ) Kalunga era habitado pelos africanos desde os tempos dos Jesuítas e pode ser tão antigo quanto a capitania de Goiás.

c)    (    ) O famoso quilombo de Palmares nunca foi destruído.

d)   (    ) A origem do nome Kalunga está no fato de ser uma região de um vale de montanhas.

 

9. O trabalho escravo é uma realidade. Mas as punições, não. Apesar das políticas públicas de combate ao trabalho escravo reconhecidas internacionalmente, especialistas temem que legislação caminhe para um retrocesso. Entre 1996 e 2013, mais de 50 mil trabalhadores explorados em condições análogas à escravidão foram libertados no Brasil. No entanto, em 2016, não há sequer um responsável pelos crimes preso. Nenhum dos poucos condenados cumpriu pena até o fim.

 


Sobre o trabalho escravo no Brasil marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a) (   )As vítimas de trabalho escravo no Brasil nem sempre são pessoas em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Em comum, muitos dos trabalhadores resgatados de situações degradantes de trabalho são alfabetizados ou têm ensino médio completo, possui noção de direitos humanos e trabalhistas, além de perspectivas sociais.

 

b (   ) De acordo com o Código Penal brasileiro, elementos como condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças, violências físicas e psicológicas e servidão por dívida, caracterizam o trabalho análogo ao de escravo.

 

c) (   ) O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.

 

d (   ) O trabalho análogo ao escravo é histórico no Brasil, principalmente em áreas rurais, no entanto, em uma década, começaram a intensificar casos na construção civil e na confecção, geralmente explorando trabalhador do próprio país, migrantes de regiões pobres, e também de trabalhadores imigrantes que chegam ao Brasil do Haiti, da Bolívia e da Venezuela.

 

10. Em sua opinião ainda existe escravidão? Justifique:


Baixe e imprima sua atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça suas perguntas por aqui e tires suas duvidas.
ATENÇÃO ( as perguntas serão vistas e validadas por min e respondidas aqui)



Galeria escola.


Vídeo Covid 19