Correção das Atividades ! Aula 022.
1. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Na música surge o Tropicalismo e a Jovem Guarda. O tropicalismo foi um movimento cultural que misturava influências do pop, rock e cultura brasileira. As letras criticavam a ditadura e muitos dos representantes desse movimento foram presos e exilados.
2. Resposta pessoal e reflexiva: A intenção é propor uma reflexão sobre a expressão e as consequências do que foi o Regime militar para o Brasil. Compreender a existência de uma polarização de interesses e lados a respeito da ditadura militar ou regime militar entre os setores sociais favoráveis e os contrários ao regime Militar. Contextualizando com a atualidade e as diferente posições que se tem acerca deste tema, que estão relacionadas ainda aos lados que temos das memórias que foram construídas
2ª Semana do Portfólio História
1. Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos. Cite o nome de 3 musicas de protesto da ditadura no Brasil.
2. O primeiro líder populista a ter grande destaque no Brasil foi Getúlio Vargas (1930 – 1945/ 1951 – 1954). Seu discurso nacionalista e a concentração de poderes políticos lhe ofereceram uma longa carreira presidencial. Como exemplo da pluralidade de ideias desse período e de seu discurso populista, Vargas conseguiu?
a) ( ) ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “mãe dos ricos”.
b) ( ) ao mesmo tempo, ser considerado o “padrasto dos pobres” e a “inimigo dos ricos”.
c) ( ) ao mesmo tempo, ser considerado o “inimigo dos pobres” e a “ amigo dos ricos”.
d) ( ) ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “inimigo dos ricos”.
3. Outro famoso governo populista foi o de Juscelino Kubitschek
(1956 – 1961). Prometendo realizar “cinquenta anos de progresso em cinco anos
de governo”, JK ficou afamado pela construção de um país moderno. Seu governo
promoveu transformações urbanas que geraram impactos na cultura Brasileira da
época e alguns deles ficaram para os dias atuais. Quais foram as transformações
urbanas do governo JK e quais os seus impactos na cultura brasileira?
4. Leia o
fragmento do texto a seguir:
O
crescimento industrial verificado no governo Juscelino Kubitscheck acabou por
favorecer os grupos empresariais ligados ao capital transnacional, estimulando
a oferta de bens de consumo para as classes médias, mas não alterou o quadro de
desigualdade social que relegava à miséria a maior parte da população
brasileira.
(In:
Flávio de Campos e Renan G. Miranda. A escrita da História. São Paulo: Escala
Educacional, 2005. p. 551)
O texto faz
referência à política econômica baseada no nacional-desenvolvimentismo. Essa
política visava:
a) ( ) conciliar as diferentes classes sociais do
país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao
desenvolvimento do nacionalismo.
b)( ) promover a industrialização do país, mas
sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências
estrangeiras, como os Estados Unidos.
c)( ) estimular a industrialização mediante
associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e
da instalação de empresas multinacionais no país.
d)( ) consolidar o perfil econômico do país,
estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.
5. Apesar de gerar controvérsia no meio acadêmico, o conceito de “populismo” ainda é amplamente utilizado. No caso brasileiro, a maioria dos livros didáticos caracteriza os governos “populistas” como, necessariamente, associados à existência de:
a) ( ) governos ditatoriais.
b) ( ) pluralidade sindical.
c) ( ) manipulação da vontade popular.
d) ( ) censura aos meios de comunicação
6. No dia 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro baixou o Ato Institucional nº 5 (AI – 5).
Em fevereiro de 1969, surgiu o decreto-lei nº 477. O governo, com estas duas medidas jurídicas, pretendia:
a) ( ) anistiar os envolvidos com a guerrilha do Araguaia e iniciar um período de distensão política.
b) ( )consolidar as reformas iniciadas pelo vice presidente Pedro Aleixo, permitindo, respectivamente, o funcionamento dos partidos políticos e das entidades estudantis.
c) ( ) institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.
d) ( ) isolar os generais que defendiam um endurecimento do regime militar e preparar o país para a “abertura política” realizada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.
7. Analise a charge. A charge é uma referência:
a) ( ) ao desenvolvimentismo de JK.
b) ( ) ao referendo pela volta do presidencialismo, no governo Jango.
c) ( ) ao “milagre econômico” do governo Médici.
d) ( ) ao “pacote de abril” do governo Geisel.
8. A ditadura militar instaurada há exatos 55 anos no Brasil espionou, perseguiu e minou a luta de movimentos raciais no Brasil. Para os governos da ditadura, o racismo servia ainda como "desculpa" para a criação de grupos que visavam prejudicar a "ordem social" do país. Segundo os documentos, o movimento negro se configurava em um problema porque:
a)( ) Aceitava o regime, e participava das propagandas oficiais de um país sem racismo e totalmente em acordo com a democracia.
b)( ) Repudiava o regime, contestava a propaganda oficial de um país sem racismo e encampava a necessidade do restabelecimento da democracia.
c)( ) Repudiava o regime de democracia, e aclamava pelo regime militar, por este estabelecer igualdade racial.
d)( ) Aceitava as imposições, as torturas, a desigualdade racial, sem nada contestar, mantendo a ordem social e a exaltação de seus governos.
9. Quais foram os comandantes importantes durante a ditadura militar?
10. Quais eram as formas de tortura durante a ditadura militar?
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